sexta-feira, 18 de setembro de 2015


Lendo “Renovando todas as coisas” de Nouwen fui desafiado a repensar minha concepção de comunidade que nos convida à vida espiritual. A importância dessa releitura vai ao sentido de que é na vivência de uma comunidade que nos transformamos em pessoas. Ser gente feita à imagem e semelhança de Jesus de Nazaré.  

Comunidade tem muito pouco a ver com compatibilidade. Semelhanças de formação educacional, estrutura psicológica ou status social podem nos aproximar uns dos outros, mas nunca poderão ser a base de uma comunidade. A comunidade baseia-se em Deus, que nos convida a nos reunirmos e não na atração das pessoas entre si.

“Existem muitos grupos que se formaram para proteger seus próprios interesses, para defender seu próprio status ou promover suas próprias causas, mas nenhum deles é uma comunidade cristã.”

Em vez de derrubarem muros do medo e criarem um novo espaço para Deus, eles se fecham aos intrusos, sejam eles reais ou imaginários. O ministério da comunidade está precisamente em que ela abraça todas as pessoas, sejam quais forem as suas diferenças individuais, e permite que elas vivam juntas como irmãos e irmãs de Cristo e filhos e filhas do seu Pai celestial.

Que o Pai nos ajude a entender o verdadeiro sentido de comunidade existente na Trindade.

Fábio Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário