quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Cristão e a Cruz

O apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas no capítulo  seis, instrui os cristãos a gloriar-se apenas na cruz de Cristo. Os ditos seguidores da Lei queriam mostrar a circuncisão como a única forma de seguir a Deus. Paulo diz: mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Porque somente nela foi possível a libertação dos homens e mulheres do jugo do pecado. 
Esse contexto era de perseguição e muitos só circuncidavam para não serem perseguidos por estarem seguindo a Jesus. Em outras palavras, para se eximir do compromisso cristão, eles se aliavam às coisas do mundo, ou nas palavras do apóstolo “querem mostrar boa aparência na carne”.
Nos tempos hodiernos algumas pessoas têm se comportado como aquelas que o texto repreende. Buscam apenas uma vida de aparência e sem nenhum compromisso com o Reino de Deus, apesar de freqüentarem Igrejas cristãs. Buscam apenas o seu bem-estar. Nessa busca utilizam subsídios do mundo, enganando e sendo enganado por suas paixões.
Paulo diz que o mundo foi crucificado para ele, e ele para o mundo. Portanto, a mentira, o egoísmo, a falta de solidariedade, a injustiça, a intolerância, o orgulho, a desonestidade, dentre outros males são instrumentos utilizados pelos que negam a cruz de Cristo. Um evangelho sem cruz é o que muitas pessoas estão procurando e, infelizmente, muitas já encontraram.
Todavia, gloriar-se apenas na cruz de Cristo significa amar ao próximo; não buscar apenas os seus próprios interesses; ser misericordioso; “ser uma nova criatura”, ser humilde; vivenciar com as veras da alma as ferramentas do Reino de Deus: Paz, Liberdade e Justiça para com todos os seres humanos. Enfim, na cruz de Cristo o nosso limite e vocação é sermos Discípulos e Discípulas de Cristo!

Fábio Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário