quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E quando as luzes se apagam



Em geral nossas vidas entram em uma áurea festiva a partir do mês de novembro e vamos nesse embalo até as primeiras semanas depois do ano novo. São dias de muitas luzes e confraternizações. Momentos mágicos e encantadores. Solidários e filantrópicos. Reconciliações e promessas. Enfim, tempos que nos fazem acreditar que poderemos viver o ano todo nesse mesmo sentimento, ou nas palavras dos religiosos, “nesse mesmo espírito”.

No entanto, me vem um questionamento: depois das festas o que ficam em nossos corações? O que permeia nosso interior no momento em que desarrumamos a árvore de natal; quando guardamos as luzes que iluminaram nossas casas; quando arrumamos o lar depois de recepcionar os parentes e amigos? Como ficamos na vida emocional, psicológica, espiritual, social depois dos festejos?

As festas são incríveis, pois nos fazem relembrar fatos do passado que marcaram nossas vidas. Elas são importantes porque atualizam os acontecimentos do passado. Os momentos festivos são belos mas não são permanentes. Para algumas pessoas quando as luzes se apagam o que fica é a crise da fé, solidão, amargura, dor, tristeza, resignação e até mesmo uma indiferença para com o Deus.

Houve um período na história dos hebreus que as festas passavam e nada mudava em suas vidas. O exílio babilônico tirou a esperança dos israelitas. O longo tempo de sofrimento e o sentimento de abandono por parte de Deus machucaram as pessoas. As luzes se apagaram na vida do povo. As vicissitudes da vida podem nos fazer acreditar na ausência de Deus. Porém, uma voz surge no meio do povo lembrando-os que Deus poderia mudar o quadro. Para essa situação o profeta Isaías afirmou: Deus está aqui! Ele se deixa achar. Mesmo no exílio ele está perto. Deus pode mudar tudo!

Nos dias hodiernos muitas pessoas estão vivendo esse ciclo composto por opressão, resignação, falta de ânimo, indiferença, medo, culpa e etc. Ainda que nos momentos de festas são esquecidas essas dificuldades, logo voltam à rotina e à dura realidade. Algumas pessoas se refugiam na religião para minorar essa situação.

O profeta, diferente de muitos vendedores de ilusão em nome de um deus morto, lembra que quando nos sobrevém sofrimento, dor, perdas, lutos, a palavra nos diz que Deus está acima dessas coisas, e não diz que temos que dá o dízimo ou ser patrocinador ou participar de uma corrente de sete dias  para que a ira de Deus seja aplacada e a pessoa então irá prosperar.

O texto de Isaías 55 nos mostra que estamos errados quando dizemos a Deus o que ele tem que fazer. Feuerbach disse que a angústia da finitude humana criou Deus. Muitas vezes erradamente criamos Deus conforme nossos desejos. É o que podemos observar nos discursos de muitos líderes evangélicos. Quando as luzes apagarem na vida devemos procurar a ajuda de Deus, do Deus verdadeiro. Não do Deus criado pelas nossas projeções. Ele é YAHVEH e não um super-homem divinizado e criado por nós. Ele é o totalmente diferente, ele é o outro.

Nosso horizonte é limitado. Por isso precisamos de confiar em Deus. Nas  suas possibilidades. Com seus pensamentos, Deus está muito acima de nós, com sua palavra que age, no entanto, bem pertinho de nós. Dentro de nós. Ele é o Emanuel!

Muitas pessoas secas por falta de palavra de vida. Na boca do profeta a Palavra de Deus é mais que conselhos e orientações, ela nos faz compreender nossa experiência de vida. Em cristo Deus está bem perto de nós, nele Deus se deixa achar, nele Deus nos liberta. Quando as luzes apagam... busquem a Deus diz o profeta.

No século XIX com o avanço tecnológico, houve um esfriamento espiritual. Matamos Deus por não falar dEle. Porém, no século XXI matamos por falar demais e erradamente sobre um Deus do ódio, da indiferença, seletivo, distante... Não fique no cativeiro de uma religião fria e sem vida, onde a vida não é nada e o nada do dinheiro é tudo. Religião sem amor é maldição sacralizada.

Quando as luzes se apagarem em nossas vidas lembremos que há um Deus de amor por nós. Mesmo com a beleza e as cores do carnaval, a quarta-feira de cinzas chegará e deveremos está prontos para a vida que segue depois que as luzes se apagam.

Uma oração:
Deus esteja à tua frente para te mostrar o caminho certo; ao teu lado para te proteger; atrás de ti para te preservar da maldade das pessoas; abaixo de ti para te amparar quando caíres; dentro de ti para te consolar quando estiveres triste; contigo para te libertar da resignação e te animar para a esperança por um novo tempo. Amem!
Fábio Porto

2 comentários:

  1. Oi Pr. Que mensagem linda!É verdade, hoje são muitos os que estão "matando Deus por falar demais e erradamente".Que O Senhor nos dê discernimento e renovo espiritual, para que no apagar das luzes sejamos fortes e convictos de que temos um DEUS que vela por nós e jamais nos desamparará. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo minha querida. Que o Pai continue nos abençoando... Obrigado pelas palavras!!!

      Um abraço

      Excluir