quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova Criatura


O apóstolo Paulo faz uma afirmação enfática na II carta que ele escreveu ao coríntios no capítulo 5,17: “assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é”. Os rabinos usavam a terminologia “nova criatura” para chamar aqueles que deixavam a idolatria e se convertiam ao judaísmo. O termo grego kainê ktisis (nova criatura) quer dizer que o cristão tem um novo fundamento. Ou seja, sua vida agora é construída nos princípios do Cristo de Deus.

Se o fundamento é em Jesus Cristo, então não poderemos criar confusão no que diz respeito à conduta do discípulo. Paulo ainda complementa o versículo postulando que as “coisas velhas já passaram; e eis que tudo se fez novo”. Portanto é imperativo uma mudança na vida daqueles que se encontram com Cristo. Amargura, desesperança, murmuração, falta de comunhão, desespero e outros comportamentos dessa natureza não fazem parte da vida dos discípulos e discípulas de Jesus. Não poderemos ser uma nova criatura e viver nos moldes das “coisas velhas”.

A nova criatura viverá baseada na graça estabelecida no amor de Deus. O discípulo não apenas terá gratidão ao Senhor por tudo o que Ele fez e tem feito em sua nova vida, mas se tornará graciosa para com o próximo.

Fábio Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário