segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma Rosa de 80 anos



Era Outono de 1932, em um momento de rara beleza, o mundo recebe mais uma criança que encheu a Fazenda Gentir de alegria e esperança. No dia 08 de abril o casal Hortêncio Pereira da Silva e Laurinda Rosa da Silva estava com seus corações felizes pela chegada de Maria Madalena Rosa da Silva.

Essa criança que no seu crescimento desabrochava perfeita como uma rosa, toda tarde por 17 anos ajudava seu pai Tênso, como era carinhosamente chamado, a separar as vacas dos bezerros para que no outro dia bem cedo o leite fosse tirado.

Como toda menina de sua época, durante o dia desenvolvia muitas atividades, tais como, fiava na roda, fazia bico de renda, fazia cobertor, costurava, fazia requeijão, carne do sol e etc. Nessa lida sempre tinha a companhia do seu querido pai.

Por falta de oportunidade nunca frequentou uma sala de aula, ainda mais que a escola além de ser distante, só estudava padres e professoras. Se não bastassem essas dificuldades, tinha ainda a questão de seu pai, pois ele não a deixava sair de casa para estudar, passando adiante uma tradição que ele havia herdado. Vale ressaltar que mesmo não tendo acesso a uma sala de aula, Maria Madalena não deixou de se tornar uma mulher virtuosa e cheia de sabedoria, fruto de um coração repleto de amor e compromisso com a vida.

No entanto, a menina cresceu, e no dia 10 de maio de 1949, aos 17 anos, Maria Madalena casou-se com Deusdete Ferreira Porto (em memória). Na Igreja da fazenda Tábua, onde ela chegou linda com seu vestido de noiva e montada em um cavalo, uniu-se ao seu esposo pelos laços do matrimônio. Além da presença da família e dos amigos, tiveram como padrinhos de casamento José (Cajá) e Telvina, moradores da fazenda Três Lagoas.

Aquele foi de fato um dia festivo para Maria Madalena e Deusdete, pois além do casamento, eles batizaram na mesma Igreja Ercila Rosa da Silva (Tia Sila) que é sua única irmã.

Da união desse casal nasceram nove filhos. Em 1950 Alaíde, a primogênita do casal, deu início ao aumento da família. Depois dela vieram Valdenice, Maria Anísia  e Jay (em memória), Siole, Pedro, Lédia, Creuza e Carlinhos.

Louvamos a Deus pelos 80 anos dessa mulher virtuosa que construiu uma família cheia de amor e paz. Que Jesus continue fazendo acontecer sua vontade na vida dessa que é mãe, irmã, vovó, bisa, amiga e acima de tudo, uma cristã exemplar: Maria Madalena.

Acreditamos que o poeta pensou em mulheres como essa ao escrever:

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....
Maria, Maria... Maria Madalena.

Que essa mulher, que tem Rosa até no nome, continue a perfumar nossas vidas com a sua existência e carinho, muitas vezes silenciosa, mas sempre presente. Essa é a oração que seus familiares e amigos fazem em seu favor:

Que o SENHOR te abençoe e te guarde;

O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Números 6:24-26

08 de abril de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário