domingo, 1 de maio de 2011

ATÉ QUANDO?

Vivemos em um país que possui leis para quase tudo, no entanto, essas leis quase nunca são cumpridas, principalmente por aqueles que deveriam cumpri-las. As leis são criadas para nortear a sociedade, mas essa mesma sociedade começa entrar em colapso ao ver os seus governantes passando por cima das leis que o resto da população de certa forma é obrigada a cumprir.

Quando lemos jornais, revistas ou assistimos ao noticiário na televisão, sempre nos deparamos com a transgressão da lei, principalmente por parte daqueles que deveriam zelar pelo seu cumprimento.

Fico a me perguntar até quando o povo brasileiro vai suportar ser maltratado e humilhado por essas “vossas excelências”? Políticos que receberam um mandato para cuidar do povo, e que ao invés de cuidar  usam  as pessoas em benefício próprio, e de todos aqueles que de alguma forma são seus coligados ou seus cúmplices.

Até quando vamos agüentar ver o futuro das nossas crianças serem tratado com tanto desdém por parte do estado que rasga a sua constituição, e nega a esses infantes os seus direitos mais fundamentais?

Até quando vamos suportar ver os nossos idosos serem tratados de maneira humilhante e desrespeitosa? Homens e mulheres, cidadãos que trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento do país e que hoje são tratados desta maneira.

Até quando iremos agüentar ver o sucateamento de todo sistema educacional? E ainda ver o cinismo dos governantes que constantemente declaram: “a educação em nosso estado e no país melhorou sensivelmente.” Quando vemos reportagens em toda mídia que nos informam que crianças são obrigadas a estudarem debaixo de pé de arvores por falta de um local adequado; em outros locais crianças de varias séries dividem a mesma sala de aula, a mesma carteira, e ao mesmo tempo, alguns governadores gastam verdadeiras fortunas para simplesmente formarem analfabetos funcionais. Sem mencionar que os seus filhos estudam sempre nos melhores colégios e gozam de todos os privilégios por serem filhos de quem são.

Até quando permaneceremos calados e conformados com o estrangulamento do sistema de saúde? A população é tratada com profundo desleixo, enquanto as ”vossas excelências” têm acesso às ultimas e mais avançadas tecnologias.

Até quando contemplaremos a falência do sistema de segurança pública? Onde temos uma polícia, em todos os níveis, no qual não sabemos se é mocinho ou bandido.

Não poderia deixar de questionar a respeito do universo religioso. Até quando teremos que ver homens e mulheres disfarçados de seguidores de Cristo, arrebanhando multidões e iludindo a todos, preocupados apenas com o lucro que irão obter? Refiro-me a padres, pastores, bispos, apóstolos, etc., diga-se de passagem, que muitos desses esquecem de proclamar o verdadeiro Evangelho por pura e simples conveniência.

Poderia continuar perguntando até quando para tantas outras mazelas sofridas pelo povo, mas paro por aqui, pedindo a Deus que comecemos a refletir  sobre este simples questionamento, que nos instiga a procurar respostas para questões que afetam toda a nossa vida.

Nelson Sales

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nelson!!!! Que prazer ler um post seu!!! É isso aí amigo... O mundo virtual é tb espaço de conversas e desconversas!!!

    Respondendo ao seu até quando... eu penso que até sempre!!!!
    Não acredito mais na política brasileira. Um partido diverge do outro no projeto político, na ideologia que formou o partido, mas isso não tem grandes diferenças, mudanças ou transformações sistêmicas depois que se chega ao poder. Todos querem apenas uma coisa: ficar no centro, mantendo boas relações com o maior número possível de partidos e empresas, para ficarem o máximo de tempo governando!
    A corrupção não está presente na política brasileira, a corrupção é prática da política brasileira, a ponto de quem não quer entrar na onda, não consegue permanecer!!!!
    A política como uma ideia filosófica é interessante, e há quem acredite ainda, como Frei Beto, por exemplo, que criou o Congresso de Fé e Política, que tem o site Adital, escreve para Caros Amigos... tudo tentativas de ensinar um novo jeito de fazer política, mostrando os benefícios que a política pode trazer para um país. Mas infelizmente não tenho tantas esperanças que o povo brasileiro tenha condições de fazer diferente do que está aí!!! A corrupção, o "jeitinho brasileiro" fazem parte da cultura do nosso povo... Não acredito que isso seja fácil de mudar...
    Messias me perguntou porque então eu ensino Cidadania aos meus alunos... Eu acho que é pra dar sentido à minha missão, à minha existência. A esperança de que alguma coisa perto de mim, onde o meu braço alcança, pode mudar. A sensação de que posso fazer alguma coisa, de que não sou uma completa impotente diante de um Sistema Gigante que me faz ser apenas uma formiguinha. Na sala eu posso ser uma voz que é ouvida... pelo menos!!! Mas sem nenhuma pretensão de que "o mundo melhor virá"!!
    Bem... quanto à igreja... Olha, é melhor eu nem começar... rsss
    Um xeroooo querido Nelson!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, irmão e camarada Nelson. Fiqeui feliz por ler seu texto (até quando?), vejo que esta inquietação faz parte da vida de outros bons, e é por isso que nem tudo está perdido. É bom perceber isto em você que está comprometido com tudo isso na tentativa de promover coisas novas. Parabéns, aguardo o próximo texto amigo, irmão e camarada.

    ResponderExcluir
  4. Nelson,
    Parabenizo pelo seu belo texto. A sua inquietação... até quando? A nossa atitude é ficar esperando um Messias pensado que com sua chegada ele possa resolver todos os problemas. A minha pergunta é: Como modificar isso? Desde já, prefiro não esperar pelo Messias, mas mudar minha postura em relação ao que vejo e dando as mãos aqueles que acreditam que é possível a mudança, e assim lutar por uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  5. Deixo um texto bíblico que revela a principal causa desses problemas - e que não é novidade para ninguém - e que nos faz refletir muito sobre nosso comportamento.

    "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
    Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
    Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
    Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
    Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
    Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." (1º Timóteo 6:7-12)

    ResponderExcluir