quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é a vida?

Senhor o que é a vida? Será que estou vivo só porque escrevo estas palavras? Morte ou vida? Comumente, um vazio se instala na alma humana e com ele uma angústia que aterroriza a vida ou a morte de quem existe.
Pensar na vida que se vive é trazer para si um fantasma que cobra a todo tempo uma postura que não se tem ou que se sonha realizar. Essa cobrança é sempre cruel porque sempre se pensa que o tempo que temos é sempre menor do que o tempo que já se passou. O futuro é sempre menor que o passado quando temos que introspectivamente projetar uma nova forma de viver ou de morrer a vida.
Olhamos as pessoas irem de um lado para o outro e sempre pensamos que estamos parados. Pensamos sempre na mocidade que insiste em ir embora gostando dela ou não, ela se vai sem cerimônias ou pesar.
Porque a vida nunca é do jeito que a gente quer? Parece uma perseguição dos deuses.
Viver é de fato muito perigoso. Nos deixa enjoados e cheios de sentimentos que apenas nos paralisam diante do que se chama vida. Mesmo no movimento existe a angústia de viver. Fazemos sempre alguma coisa para que esqueçamos os perigos que nos cercam na atividade de pensar a vida.
Nem mesmo sei ou penso com clareza os sentimentos que me passam nesse momento. Mas de uma coisa sei: estou vivendo o paradoxo de viver e morrer na vida. Será que a mocidade é apenas um sonho que nos faz caminhar para não morrer de tédio? Ou será que a mocidade sempre será um sonho que aqueles que no momento vivem a mocidade não conseguem discerni-la e para aqueles que dizem já ter passado por ela nunca viveram essa mocidade na prática? Será que ela realmente existe? Ou será apenas uma utopia criada para nos alegrarmos se a temos ou para entristecermos se achamos que ela já passou e que nunca mais voltará?
Senhor não sei o que pensar. Contudo, nesse momento acho que tenho que viver mais e pensar menos. Para tanto, gostaria de sua ajuda para passar esse vale que parece intransponível para um simples mortal.
O amor é a única chance para quem vive ou morre na vida. Me ensine a amar...
 
Fabio Porto
 

2 comentários:

  1. Pr., muito profundo tudo que escreveu aqui. Diante dos seus anseios, lembre-se que O Senhor tem os olhos atentos sobre aqueles que têm compromisso com Ele, para lhes dar cada vitória prometida. Deus é Fiel!
    "Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus!"
    Um bom dia, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Querida Nice.... q bom ter vc por aki... fica a vontade e seja bem vinda!!!

    Um abraço e fica na paz!!!

    ResponderExcluir