segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Espírito da Lei do Senhor

O mundo contemporâneo vive um esvaziamento de sentidos e significados. O que importa para a maioria das pessoas é o ter em detrimento do ser. Não importa o que você seja, primordialmente, a pessoa tem que possuir alguma coisa, especialmente, bens materiais para que possa ser feliz e livre. Isso fica bem claro ao analisarmos algumas palavras como amor, tradição, profeta, lei...

O salmo 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.” O salmista nos mostra uma visão diferente da Lei do Senhor. Quando algumas pessoas ouvem a palavra “lei” pensam logo em uma prisão. Outras dizem: “não quero fazer parte da Lei de crente”. Percebemos que o salmo não foi bem compreendido por quem pensa assim. Pois, ao invés de prender, a Lei de Deus liberta, renova, conforta, auxilia, vivifica. 

Nossa sociedade está jogando seus valores no lixo e com isso criando um vazio existencial. Os valores familiares, pessoais, sociais, não são mais cultivados por grande número de pessoas. O que importa hoje é o efêmero, o passageiro, nada precisa durar tanto, pois existe um leque enorme de opções para se viver. Um dos problemas é que muitos querem converter a sua sensibilidade em norma da moralidade e fazer do desejo um absoluto.


Os discípulos e discípulas de Cristo precisam mostrar com sua práxis o verdadeiro sentido da vida, pois nossa sociedade está corrompida e perdida em seus próprios devaneios e o que é pior, ela não sabe sair dessa condição sozinha. Assim sendo, é preciso que as pessoas que meditam nas Palavras de Jesus, a lei do amor para a vida, mostrem ao mundo como viver valores que promovam a vida e a cidadania para todas as pessoas indistintamente.


É importante que os cristãos observem o Espírito da lei como fez o salmista, pois a Lei de Deus serve para a qualidade e manutenção da vida. Devemos confiar no que nos ensina o Senhor através da sua Palavra, porque quem assim procede se torna sábio e, portanto, uma pessoa simples e dependente do Senhor.  Em outras palavras, ser humano feito a imagem e semelhança de Cristo.


Fábio Porto

2 comentários:

  1. Querido.. muito legal seu blog
    Seguindo..

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Vlw Querida... seja bem vinda e fique a vontade!!!!!

    Um abraço e fica na paz!!!

    ResponderExcluir