segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sobrevivendo mais do que vivendo

Fico incomodado com o número de informações sobre a realidade humana no que se refere a sua dignidade e respeito. Se olharmos para a América Latina as notícias são incomensuráveis. Fome, doenças, violência, injustiças, criminalidade, etc. Minha inquietação é a seguinte: será que o muito falar resolverá ou amenizará as vicissitudes hodiernas? Está resolvendo? Será que os que falam se alimentam dessa situação para continuar escrevendo? Será que quanto pior melhor? Uma reposta é certa: enquanto escrevo muitos seres humanos estão sobrevivendo mais do que vivendo.

Gostaria de falar, analisar, questionar e/ou criticar as pessoas e, em especial, os cristãos e sua conduta diante do momento vivencial político, social e religioso. Chamados que foram pelo próprio Cristo, os cristãos deveriam não só identificar as idiossincrasias humanas, mas proporcionar uma nova caminhada para que as pessoas possam se parecer cada vez mais com a imagem de Deus que Jesus nos mostrou em sua práxis.

O sofrimento atinge pessoas. A dor marca a existência de grande parte da humanidade. No entanto, esses sentimentos poderiam ser amenizados em caso de uma prática mais encarnada do Evangelho de Cristo. Sabemos que alguns elementos fazem parte da vida humana e provocam muita dor: frustração, medo, ruptura, distanciamento, perda, angústia, tanto na dimensão pessoal quanto no plano relacional. Diante desse quadro muitas pessoas procuram ser consoladas ou encontrar um significado para sentir alívio para essas experiências negativas da vida humana. Algumas pessoas pensam na política, outras na religião e, outras ainda, nas instituições como sendo esse veículo que resolveriam seus problemas. Esses veículos são legítimos quando visam o ser humano em suas várias dimensões.

Um olhar sucinto sobre esses canais já é o suficiente para mostrar que cada vez mais suas atuações tiram a esperança das pessoas. Na política, especialmente no Brasil, a corrupção grassa a cada dia e a desesperança toma conta dos corações. As instituições cada vez mais burocratizam seus serviços dificultando o benefício que elas deveriam exercer para a sociedade. A religião por sua vez deveria ser o diferencial para a restauração da humanidade do humano. No entanto, o que observamos é, em linhas gerais, uma espiritualidade descompromissada com a vida, onde o que importa é o cumprimento da cartilha do mercado capitalista que se tornou o deus de muitos “cristãos”. Enquanto muitos sobrevivem a crueza da vida, os animadores de auditório se dizendo anunciadores do evangelho destilam seu ópio na veia de oprimidos que ficam paralisados diante das consternações. Não continuarei a discorrer das muitas mazelas que assombram nossa sociedade em nome do sagrado, pois quero é falar da esperança no Cristo de Deus. A esperança não precisa do êxito para se sustentar, pelo contrário, ela é a catalisadora que permite suportar uma dor intensa e todos os processos dos fracassos na vida daqueles que sobrevivem mais do que vivem. A esperança que surgiu na Galiléia deve marcar o caminho dos seres humanos. Em Cristo a proposta é de vida em abundância.

Minha oração é que as Igrejas da atualidade redefinam seus caminhos, não mais à luz da doutrina que preservam e que não está respondendo as demandas vigentes, mas à luz de uma práxis pastoral que perceba as incógnitas que hoje se colocam para compreender o processo do ser humano e o terrível impacto que os desajustes sociais e econômicos têm causado em todas as esferas que nos constituem como seres biológicos, psicológicos, sociais e espirituais. É preciso uma missão integral, um Evangelho integral, uma pastoral integral e, acima de tudo, um amor integral.

Fábio Porto

3 comentários:

  1. Somente movidos pelo Espírito seremos uma Igreja relevante...Que nosso exercício de espiritualidade seja sempre diaconal...Que junto da misericórdia que se renova a cada manhã, percebamos também a cruz do Cristo se renovando...
    Parabéns parceiro pela reflexão e ótima leitura do sociólogo Zygmunt Bauman.

    ResponderExcluir
  2. Amém querido Cacau.... que suas palavras se confirmem em nossas vidas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Todos os seus textos são excepcionalmente fantásticos, a cada vez, você me surpreende...
    Louvo a Deus pela tua vida e tua sabedoria!!!

    Sucesso meu querido!!!
    Congratulations!!!

    ResponderExcluir